Thursday, June 15, 2006

Cogumelo de forno (Vegan)


Cogumelos aqui sao super comuns, baratos e voce encontra em qualquer esquina, de muitas variedades. Foi assim que eu descobri o quao versatil ele pode ser. Em qualquer tipo de recheio, com pizza, sanduiches, wraps, currys, feijoes, massas, sopas, ou como prato principal, como nessa receita.
Os cogumelos nao sao tao comuns no Brasil, mas se voce e' vegetariano (ou nao...) nao custa dar uma procurada, porque alem de otima fonte de proteinas, ele e' muito saboroso e acrescenta muito ao cardapio.
Para essa receita eu usei os "Cogumelos do campo" ("Field Mushrooms" - nao sei exatamente como se chamam em portugues...), que sao aqueles que parecem casinhas de duendes, ou um guarda chuva. Geralmente sao brancos, precisam de uma boa lavada, tirar os cabinhos e a pele.

Ingredientes:
15 cogumelos, lavados, sem os cabinhos e sem pele (tamanho medio)
4 colheres (sopa) de azeite extra virgem
3 colheres (sopa) de shoyu
4 dentes de alho amassados
1 pedaco (mais ou menos 2 cm), ou 1 colher (cha) rasa de gengibre ralado
1 pitada de pimenta do reino
1 pitada de paprica
1 pitada de cominho
1 pitada de acucar mascavo
2 tomates
2 cebolas

Ajeitar os cogumelos numa forma com a parte de baixo virada pra cima, como um copinho. Misturar o azeite, shoyu, alho, gengibre e temperos para formar um molho e colocar 1 colher de cafe do molho em cada cogumelo. Cortar os tomates e as cebolas em 4 e distribuir em volta dos cogumelos. Levar pra assar em forno medio por aproximadamente 20 a 30 minutos.
Servir com batatas assadas, ou outro acompanhamento de sua preferencia. (eu costumo servir com batatas e ervilhas cozidas no vapor, mas podem ser legumes saute por exemplo, ou mesmo um arrozinho simples...). Outra opcao legal e' usar como recheio de sanduiche...yummi!!!
Enjoy!!!

5 comments:

Simone said...

aqui cogumelo é caro, né?! eu só uso no strogonof (que, aliás, nem sei como escreve, rs). Se eu vir um barato por aí, vou tentar fazer. bjs

Anonymous said...

Simone, vc já foi no mercado municipal daí de SP? É FAN-TÁS-TI- CO, e lá vc encontra cogumelos, vários tipos e com preço bem acessível. Eu ganhei um saco de shitakes, já fatiados e secos. Preciso urgente de uma receita para fazer com eles :-? Alguém se habilita?

Socorro Acioli said...

Chrys, eu adoro cogumelo!
Quando vou a SP compro um monte na Liberdade, são bem baratos.
ADORO SHITAKE!Bettina, você hidrata, refoga com cebola, cozinha com arroz, mistura com soja, faz na chapa... de qualquer jeito é gostoso.
Ai, Chrys, eu quero ir pra Europa! Cogumelo barato e em toda esquina, ai, ai...
Aqui eu pago doze reais por uma bandejinha.
Beijos
Socorro

chrys campos said...

Bettina, era isso q eu ia falar...eh so hidratar (poe um pouco de agua morninha por alguns minutos) e usa do jeito q vc quiser, refogadinho alho e oleo fica otimo, na manteiga com shoyu e saque eh classico, omelete tb eh super facil e fica delicioso, ou incrementando algum molho pra comer com massas. Ou ainda no yakissoba, se quiser manter o "ar oriental"... hehehe...
Socorro, aqui o clima eh propicio pra cogumelos, por isso tem tantos, eles sao nacionais e nao importados e por isso eh barato! Preciso passar uma receita com aqueles portobellos maravilhosos, guenta ai!

Anonymous said...

Esse jeito que a Chrys comecou a fazer aqui em casa eh muito bom e muito facil! O que eu achei mais legal eh que me ajuda a matar a vontade de comer carne. Ultimamente nem tenho mais tanta vontade mas caso tenha (como no dia que que os alemaes tavam acando linguica) eh soh fazer esses cogumelos! Alias, eh ateh mais gostoso!!